Política

Vereador critica atraso na reconstrução da passarela Santos Dumont, um ano após acidente na Torquato Tapajós

Um ano após o acidente e com o prazo vencido, as obras ainda não foram iniciadas. O tema foi abordado pelo parlamentar durante a 58ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (7/7)

Escrito por Kataryne Dias
7 de julho de 2025
Foto: Divulgação / Assessoria do Parlamentar - Kelvin Dinelli

O vereador Rodrigo Guedes (PP) voltou a criticar a Prefeitura de Manaus pela demora na reconstrução da passarela Santos Dumont, situada na avenida Torquato Tapajós. Segundo ele, o descaso do Executivo municipal já se arrasta por um ano desde o acidente que destruiu a estrutura, ocorrido em julho de 2024, quando uma carreta trafegando acima da altura permitida colidiu com a passarela, deixando duas pessoas feridas e comprometendo a segurança dos pedestres na área.

A declaração foi feita durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizada nesta segunda-feira (7/7).

Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), chegou a prometer que a passarela seria restaurada em até seis meses. No entanto, passados doze meses, nenhuma obra foi iniciada no local.

“Completamos um ano e nada foi feito. Não iniciaram nenhuma obra, não colocaram absolutamente nada no local, nem um seixo, uma carrada de areia ou um tijolo. Nada! Isso é o retrato de mais uma  incompetência, da falta de planejamento e, acima de tudo, do despreparo dos nossos gestores e governantes. Uma gestão que não consegue resolver o problema de metade de uma passarela não tem capacidade para resolver absolutamente nenhum problema da cidade de Manaus.” Afirmou.

O parlamentar também criticou o silêncio do secretário de Mobilidade Urbana (IMMU), e cobrou posicionamento da base do prefeito David Almeida, além do vice-prefeito, Renato Junior. Segundo ele, a gestão se mantém omissa diante dos problemas enfrentados diariamente pela população manauara.

“A prefeitura se ausenta sobre todos os problemas da cidade. O cidadão de baixa renda segue sofrendo com a falta de gestão. Quem não consegue resolver o problema de metade de uma passarela, não tem capacidade para resolver os verdadeiros desafios da cidade”, comentou.

O vereador Rodrigo Guedes (PP), ainda afirmou ter cobrado diretamente o prefeito, mas criticou a falta de resposta.

“A base do prefeito também precisa fazer sua parte e cobrar. Aguardo um posicionamento do vice-prefeito, principalmente agora que os bens da empresa responsável foram apreendidos”, declarou.

Além disso, também afirmou que a população manauara vive sem qualidade de vida e criticou duramente a postura da Prefeitura diante dos problemas da cidade. Segundo ele, a gestão municipal se ausenta de tudo e sobre as demandas da população, sem apresentar soluções concretas.

“Eles têm pessoas para fazer tudo por eles, inclusive coisas pessoais. Mas, para o cidadão, não fazem nada. Como dizem por aí, ‘pimenta no… dos outros é refresco’. Isso é o retrato de uma gestão incapaz, que não consegue resolver nem o problema de uma passarela, quem dirá os problemas do cidadão.” Finalizou.

Matérias relacionadas