A advogada Grace Benayon, que presidiu a OAB-AM entre 2021 e 2022, é uma das 18 inscritas no processo interno da Ordem para formação da lista sêxtupla destinada ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A vaga em disputa é a deixada pelo desembargador Domingos Chalub, aposentado ao completar 75 anos. A votação está marcada para o dia 19 de dezembro
Benayon atua há mais de 30 anos na advocacia e tem trajetória marcada pela presença em audiências, fóruns e processos no interior do Estado. Sua eleição para a presidência da OAB-AM representou a primeira vez que uma mulher comandou a seccional amazonense desde sua criação. O período coincidiu com a fase mais grave da pandemia de Covid-19 no Estado, quando a entidade enfrentou limitações estruturais e restrições do sistema de Justiça.
A advogada integra o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e participa de debates nacionais ligados a prerrogativas profissionais e políticas de equidade de gênero. Em 2023, representou o Brasil em um painel da ONU, em Nova Iorque, sobre a elaboração do Estatuto da Mulher, evento que reuniu delegações de mais de 190 países. Neste ano, está prevista sua participação como palestrante em encontro na Itália voltado a políticas de igualdade de gênero.
Ao longo da carreira, Benayon recebeu condecorações da Assembleia Legislativa do Amazonas, do Governo do Estado e de entidades nacionais relacionadas ao comércio exterior e às relações internacionais. As homenagens destacam sua atuação institucional durante o período da pandemia. Em suas redes sociais, ela resume sua trajetória na advocacia em três princípios: “coragem, propósito e compromisso”, escreveu.
Com experiência institucional e participação em agendas nacionais e internacionais, Benayon concorre internamente com outros 17 advogados pela indicação da OAB-AM para a vaga aberta no TJAM. Após votação da classe e deliberação do Conselho Seccional, os seis nomes escolhidos serão encaminhados ao tribunal.
“Fui a primeira mulher a presidir a OAB Amazonas em mais de noventa anos de história, e essa conquista não foi só minha. Foi de todas nós”. Em outra publicação, acrescentou: “E é assim que sigo: com fé, serenidade e a mesma paixão pelo Direito que me trouxe até aqui”.
