Para aliados de Alberto Neto (PL), a imagem bolsonarista representa muito além de um teste de popularidade. Já para a base aliada de David Almeida (Avante), a presença de Jair Bolsonaro (PL) em Manaus serve apenas para iludir o eleitorado.
Na manhã desta segunda-feira (14), o vereador Gilmar Nascimento (Avante), em entrevista ao Diário da Capital, afirmou que a influência do ex-presidente não deve ser determinante nas eleições municipais.
“O Bolsonaro é candidato? Manaus não pode votar impulsionada por situações de influência. Nós não temos uma cultura política: esquerda, direita”, afirmou Nascimento, aliado do atual prefeito David Almeida.
O parlamentar ainda expressou ceticismo em relação ao poder que Bolsonaro terá nos próximos quatro anos, caso Alberto Neto, candidato à eleição, vença o pleito em Manaus. Para Nascimento, os eleitores devem se concentrar nas propostas dos candidatos que disputam o segundo turno.
“Bolsonaro não vai fazer nada, ele não vai administrar Manaus. Quem vai administrar Manaus é o prefeito David, se for eleito, ou o deputado federal Alberto Neto. Não dá pra se colocar isso. O Bolsonaro vai ser o secretário da Casa Civil? O que a gente não pode é tentar trazer esse ingrediente como se estivesse votando no Bolsonaro. Tem que votar pensando no candidato, em Manaus. Vamos parar com isso”, pontuou Nascimento.
Ele ainda acrescentou que depender da imagem de Bolsonaro pode ser um equívoco: “Nós vamos passar quatro anos aqui e o Bolsonaro não vai poder fazer nada aqui. O Bolsonaro não é presidente da República, se fosse presidente a gente ainda diria que teria uma influência de buscar recursos. Então a falácia é tentar levar para o povo, aquele pessoal que votou no Bolsonaro pra votar no candidato (Alberto) como se tivesse votando no Bolsonaro e não é isso”, disse o vereador.
Em contraste, o vereador Raiff Matos (PL), afirma que Bolsonaro possui impacto nas articulações políticas não apenas ao nível local, mas também internacional. Ele também acredita que, caso Alberto Neto ganhe a disputa, o ex-mandatário pode trazer recursos que beneficiem Manaus.
“O poder de articulação nos bastidores, com empresários, com ONGs, com empresas, podem justamente beneficiar a cidade de Manaus, em uma certa articulação a nível internacional é muito importante. Eu tenho certeza que o grupo do Bolsonaro é muito grande, pela experiência que ele teve em administração na Nação e tem muitas portas abertas internacionalmente, fora do Estado do Amazonas. Com certeza, vai trazer muitos recursos”, disse Matos ao Diário da Capital.
Além disso, Raiff Matos diz que não concorda com as falas de Gilmar Nascimento, pois acredita fielmente no instrumento da articulação. “Discordo (do Gilmar Nascimento), o mundo globalizado me permite discordar, acho que articulação política ajuda não somente com o setor privado, mas também com o setor público, em todas as esferas”, acrescentou o parlamentar.
Já o vereador Capitão Carpê, também do PL, abordou que a ideologia política pode, sim, atrair eleitores, mas destacou que a responsabilidade de um mandato é atender a todos.
“Na campanha serve bastante a questão ideológica do candidato, muitas pessoas se identificam, mas na questão de gestão isso talvez não influencie tanto. Na gestão eu acredito que não (influencie), porque vai depender do gestor de como ele (Alberto Neto) vai gerir a cidade, mas na campanha, com certeza, sim (…) Não é questão de ganhar na imagem (do Bolsonaro), nós temos uma questão ideológica. É claro que vou tentar angariar o voto da direita a meu favor, na minha campanha, mas quando se trata de mandato, de gestão, nós vamos ter que gerir para todos”, afirmou Carpê.
Bolsonaro em Manaus
Acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, o ex-presidente desembarca em Manaus nesta terça-feira (15), em apoio a candidatura de Alberto Neto, que disputa o segundo turno contra David Almeida (Avante). Esta é a terceira vez que Jair Bolsonaro estará em solo amazonense com o intuito de apoiar o deputado.
Conforme divulgado pela assessoria de Alberto Neto, o trio partirá do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em motocarreata. Já às 18h, será realizado um evento de apoio ao candidato no Studio 5.