As chuvas no Amazonas têm acelerado a subida dos níveis dos rios no estado. Dados do Porto de Manaus indicam que o Rio Negro atingiu 23,01 metros nesta quinta-feira (20), 1,2 metros a mais do que no mesmo dia de janeiro do ano passado. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) informa que o Rio Negro tem subido, em média, 6,5 cm por dia e apresenta níveis dentro da normalidade para o período.
Segundo Jussara Cury, Superintendente do SGB, “nos últimos dias, o período chuvoso tem se consolidado, e, em algumas regiões da bacia, o acumulado de chuvas é normal. Como resultado, grande parte das calhas dos rios tem mostrado subida regular, como em Manaus, onde o nível tem subido até 6 cm por dia“. O SGB também ressalta que o comportamento das águas está dentro da normalidade para esta época do ano.
“Estamos na segunda onda desse ciclo hidrológico, com expectativa de que o Rio Negro continue subindo, assim como os outros rios, até atingirmos o pico em junho. Neste momento, estamos dentro da faixa da normalidade para este período”, afirma o SGB. Embora a possibilidade de uma grande cheia seja real, dependendo da continuidade do período chuvoso, a confirmação só ocorrerá em junho.
Evolução por Bacia
- Bacia do Rio Branco: O Rio Branco apresentou recuperação ao longo da última semana, com elevações médias de 11 cm em Boa Vista e 7 cm em Caracaraí.
- Bacia do Rio Negro: O Rio Negro continuou seu processo de enchente, com elevações médias diárias de 3 cm em São Gabriel da Cachoeira e 10 cm em Tapuruquara e Barcelos. Em Manaus, o rio subiu 6,5 cm por dia, mantendo níveis dentro da normalidade.
- Bacia do Rio Solimões: O Rio Solimões avançou em seu processo de enchente, com elevações médias de 22 cm em Tabatinga e 18 cm em Fonte Boa. Em Manacapuru, o aumento foi de 6 cm, com níveis dentro da normalidade.
- Bacia do Rio Purus: O Rio Acre, em Rio Branco, segue em enchente, com oscilações ao longo da semana. Em Beruri, o Rio Purus sobe regularmente, porém com níveis considerados baixos para o período.
- Bacia do Rio Madeira: Em Porto Velho, o Rio Madeira subiu em média 12 cm nos últimos registros. Em Humaitá, o processo de enchente segue com certa regularidade.
- Bacia do Rio Amazonas: O Rio Amazonas manteve o comportamento de enchente nos últimos dias, com elevações diárias de 11 cm em Itacoatiara e 6 cm em Óbidos e Santarém. As estações monitoradas apresentam níveis dentro da normalidade para a época.
Previsão do Tempo
Manaus deve continuar enfrentando chuva forte até segunda-feira (24|), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. As temperaturas variam entre mínimas de 24°C e máximas de 31º C.