Atletas norte-coreanos que participaram das Olimpíadas de Paris, em 30 de julho, estariam passando por uma rigorosa avaliação ideológica em Pyongyang, afirma jornal sul-coreano. A medida teria sido tomada após jogadores de tênis de mesa da Coreia do Norte serem vistos tirando selfies e sorrindo ao lado da estrela sul-coreana Shin Yu-bin e outros medalhistas, o que foi considerado uma violação grave pelas autoridades norte-coreanas.
De acordo com o Daily NK, um portal especializado em assuntos da Coreia do Norte, a delegação do país retornou a Pyongyang em 15 de agosto e começou imediatamente a ser submetida ao que foi descrito como uma “avaliação ideológica”. Este procedimento é comum para norte-coreanos que foram expostos a culturas não comunistas durante estadias no exterior. O regime vê a permanência em países não comunistas como uma forma de “contaminação”, o que exige uma “limpeza” rápida.
De acordo com o veículo, fontes indicam que os atletas receberam instruções claras antes de participar das Olimpíadas, proibindo qualquer interação com sul-coreanos ou outros atletas estrangeiros. Qualquer violação dessas diretrizes pode resultar em punições severas.