Matérias
Amazônia

Manaus coberta por densa camada de fumaça após visita de comitiva do governo federal

População relata dificuldades respiratórias e ardor nos olhos após intensa fumaça tomar conta da cidade

Escrito por
October 05, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Na madrugada desta quinta-feira, 5 de outubro, todas as zonas de Manaus foram surpreendidas por uma densa camada de fumaça, gerando preocupação entre os moradores. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a fuligem cobrindo todas as regiões da cidade, enquanto os habitantes relatam dificuldades respiratórias e ardor nos olhos devido à qualidade do ar prejudicada.

Essa situação ocorreu logo após a visita de uma comitiva do governo federal à região. Entre os membros presentes estavam o Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A causa exata da intensa fumaça em Manaus ainda não foi esclarecida nas informações disponíveis. No entanto, eventos desse tipo podem estar relacionados a incêndios florestais, que são comuns em algumas áreas da região amazônica e podem resultar na liberação de fumaça e poluição do ar.

De acordo com o site aqicn.org, do Air Quality Index, que monitora em tempo real a qualidade do ar em todo o mundo, às 1h da madrugada, Manaus apresentou, em pelo menos, quatro bairros, o nível mais alto de poluição do ar registrado pelo índice. Os bairros Aparecida, Crespo, Praça 14 de Janeiro e Chapada foram os mais afetados, apresentando os piores índices de qualidade do ar.

O Air Quality Index atribui valores que variam de 0, indicando um ar puro e saudável para a vida, até 500. A partir de 300, o ar é considerado nocivo à vida, e a categorização "Perigoso" é acionada, alertando para riscos sérios à saúde de todos que estiverem expostos a essas condições.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas