O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo nos dias 3, 4 e 5 de março, período do Carnaval, suspendendo o expediente nos órgãos do Poder Executivo Estadual. No entanto, serviços essenciais, como segurança pública e saúde, continuarão funcionando normalmente. No sábado e domingo (1º e 2 de março), os atendimentos de urgência e emergência também serão mantidos.
Segurança Pública
Durante o feriado, algumas delegacias funcionarão 24 horas para atendimento de ocorrências e flagrantes. Entre elas estão o 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs), além das Delegacias Especializadas em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), Crimes contra a Mulher (DECCM) e Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). As Delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) e Homicídios e Sequestros (DEHS) atenderão registros específicos de suas áreas de atuação.
A Polícia Militar manterá o policiamento ostensivo na capital, e o Corpo de Bombeiros estará disponível para emergências pelos números 190, 181 e 193.
Saúde
As 25 unidades de urgência e emergência de Manaus funcionarão 24 horas por dia. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) terá postos de atendimento no Sambódromo, durante os desfiles das escolas de samba, e no Studio 5, onde ocorrerá o Carnaboi.
O posto do Sambódromo opera até 1º de março, das 18h às 7h, enquanto o do Studio 5 funcionará nos dias 8 e 9 de março, das 18h à meia-noite. A rede de urgência e emergência conta com seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), sete maternidades, duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam). No interior, o atendimento será realizado nos hospitais municipais e unidades mistas.
Serviços Públicos
Detran-AM: não terá atendimento entre os dias 3 e 5 de março. As atividades retornam na quinta-feira (6).
Cidadania: o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) funcionará 24 horas durante o feriado. Os Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs) não terão expediente nos dias 3, 4 e 5 de março.
Assistência Social: as 44 unidades do programa Prato Cheio estarão fechadas na terça (4) e quarta-feira (5). Os centros de convivência também não funcionarão durante o feriado.
Educação: as escolas estaduais suspenderão suas atividades nos dias 3, 4 e 5 de março, retornando na quinta-feira (6).
Cultura
Os espaços culturais do estado terão horários diferenciados durante o Carnaval:
Teatro Amazonas: aberto para visitação no sábado (1º) das 9h às 17h e no domingo (2) das 9h às 13h. Fechado na segunda (3), reabre na terça (4) das 9h às 13h e na quarta (5) das 13h às 17h.
Palacete Provincial, Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Funcionam no sábado (1º) das 9h às 15h e fecham de domingo (2) a quarta-feira (5).
Galeria do Largo: aberta no sábado (1º) e domingo (2) das 15h às 20h, fechada de segunda (3) a quarta-feira (5).
Biblioteca Pública e Casa das Artes: fechadas durante todo o Carnaval.