Matérias
Amazônia

Governo admite limitação para combater queimadas e pede ajuda federal

Segundo Wilson Lima, apenas Estado e Prefeitura não conseguem reverter crise na Amazônia

Escrito por
October 12, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O governador Wilson Lima afirmou que, sozinhos, Governo Estadual e municípios não têm como solucionar as problemáticas da estiagem, queimadas e fumaça no Amazonas. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na quarta-feira, no porto da Ceasa, Zona Sul de Manaus, onde também anunciou o reforço de 64 agentes para o combate aos incêndios.

“Sozinho, o Governo do Estado não consegue (combater as queimadas), juntamente com as prefeituras. É preciso que haja o apoio do Governo Federal, o apoio de instituições, daqueles que, vez por outra, estão dizendo que estão preocupados com a Amazônia”.

Ainda durante a coletiva, Wilson Lima alegou que a Amazônia não tem culpa pela poluição no ar. “O Amazonas e a Amazônia estão  pagando por um preço, por um problema que não foi ela que causou. A Amazônia não é a maior poluidora do mundo. Eu não preciso ficar aqui dizendo quem são os que mais poluem no mundo.

Segundo Wilson, o Estado  já recebeu quatro aeronaves de grande porte para combater as queimadas pelo ar, sendo uma do Amazonas, e as demais cedidas pelos governos de Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, além da Marinha. Até a tarde desta quarta-feira (11), o Estado recebeu 207 homens do Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Outros 52 homens e seis viaturas foram enviadas à Autazes. 

Na quarta-feira, foram enviadas mais 16 viaturas, levando 64 homens. Embarcaram ainda agentes da Polícia Civil, Polícia Militar, e Forças Especiais para conter a situação em Autazes e ao longo da BR-319.

Ainda durante coletiva, o político confirmou que foi determinado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) uma ação emergencial no porto de Itacoatiara, onde houve o desbarrancamento na manhã desta quarta-feira.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas