Oito das 19 empresas brasileiras que participaram de um experimento sobre a semana de trabalho de quatro dias decidiram manter essa prática de forma permanente, segundo um relatório da organização 4 Day Week, divulgado nesta quarta-feira (31) pelo jornal O Globo.
Os resultados, baseados em seis meses de avaliações, indicam que outras sete empresas continuarão a testar o modelo, fazendo ajustes necessários para situações específicas, como semanas com feriados. O experimento, conduzido também pela organização brasileira Reconnect Happiness at Work, mostrou que a maioria dos colaboradores percebeu melhorias na execução de projetos e no cumprimento de prazos.
Os participantes do experimento relataram uma significativa redução do estresse e da ansiedade, além de um aumento no engajamento e na criatividade no trabalho.
Adicionalmente, três empresas planejam adotar a semana de quatro dias de forma permanente, mas com uma semana de cinco dias de trabalho a cada mês. Uma última empresa está expandindo os testes para novas equipes, buscando replicar os bons resultados obtidos.
Esse movimento reflete uma tendência crescente em busca de um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com o objetivo de aumentar a produtividade e o bem-estar dos funcionários.