O humorista Whindersson Nunes usou a conta no X para cobrar de Lula atenções à crise da fumaça em Manaus. O questionamento foi feito em forma de comentário a uma publicação do presidente na tarde de quinta-feira (12), quando ele relatou ter se reunido com o presidente de Israel. “E Manaus meu chapa (sic)”, postou Whindersson já na manhã desta sexta.
Na quarta-feira (11), o humorista mostrou preocupação com os moradores da cidade a partir de relatos sobre o ar poluído na capital amazonense. Ele foi um dos artistas nacionais mais mobilizados para ajudar a população da cidade na crise do oxigênio em 2021.
Nesta quinta-feira, o presidente, que se recupera de uma cirurgia no quadril, coordenou uma reunião por videoconferência com ministros para discutir a situação das chuvas intensas que atingem Santa Catarina, na Região Sul, e dos incêndios florestais no Amazonas, na Região Norte.
Nesta sexta, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, anunciou, em coletiva na manhã desta sexta-feira (13), o envio de mais 149 brigadistas, dois helicópteros e 200 kits para atuação no combate aos focos de queimada no sul do Amazonas e Região Metropolitana de Manaus.