Matérias
Cultura e Entretenimento

Debate sobre o corpo negro no cinema começa neste sábado em Manaus

O curso é gratuito e ocorrerá até o dia 2 de março

Escrito por
Letícia Misna
February 16, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Começam amanhã (17) as aulas da nova turma do curso “Pensamentos do corpo negro no audiovisual: uma crise estética”, realizado pelo Cine Set. O objetivo é analisar representações estereotipadas e a inviabilização de pessoas negras no cinema, através de debates e exibições de filmes.

O curso é gratuito e ocorrerá até o dia 2 de março, das 15h às 18h, no Centro Cultural Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, Centro de Manaus. 

As aulas serão ministradas por Lucas Lopes Aflitos, crítico de cinema, professor de Filosofia e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas e jurado na 5° edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte 2023.

Leia Também

"O intuito do curso é entender a falta de representatividade ou lugares estereotipados que o corpo negro sempre esteve”, afirma Lucas Lopes Aflitos. Além disso, ele espera, para esta segunda turma, a mesma curiosidade dos alunos da primeira e acredita que esta etapa será produtiva, “para fecharmos com chave de ouro e em pleno pós-Carnaval, que é uma festa que representa muito sobre a importância do que estamos falando, da presença negra nas artes e na cultura”.

PRIMEIRA EDIÇÃO

A primeira edição do curso aconteceu em novembro de 2023 e reuniu interessados em cinema, profissionais que atuam no audiovisual e pessoas de outras áreas acadêmicas.

Ao longo de três dias, os alunos compreenderam os pontos destacados pela atividade e ressaltaram a importância do debate para suas vidas pessoais e profissionais. Além disso, a última aula contou com uma roda de conversa com a diretora e multiartista Keila Sankofa.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas