Serviços

Carretas da Saúde iniciam atendimentos em novos locais no Amazonas; confira 

Unidades móveis oferecem exames gratuitos de imagem em Manaus e no interior, com foco na ampliação do acesso e na redução das filas na rede pública de saúde

Escrito por Redação
22 de setembro de 2025
Foto: Divulgação

As Carretas da Saúde do Governo do Amazonas iniciaram nesta semana o atendimento à população em novos locais. A Carreta de Tomografia começou a operar no sábado (20/9) em Itacoatiara, distante cerca de 176 km de Manaus, no Hospital Regional José Mendes. Já a Carreta de Mamografia e Ultrassonografia iniciará os atendimentos no próximo sábado (27/9), no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, como parte das ações do programa Governo Presente.

Em Manaus, a unidade móvel ficará até 3 de outubro no estacionamento do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Elisa Bessa Freire. No local, serão disponibilizados cerca de 660 exames de imagem, com distribuição diária de 60 senhas para ultrassonografia e 50 para mamografia. 

O atendimento será realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, voltado a adultos com encaminhamento médico.

Os exames oferecidos incluem:

  • mamografia e ultrassonografias de abdômen total;
  • abdômen superior;
  • tireoide;
  • mama;
  • próstata (via abdominal);
  • aparelho urinário;
  • obstétrica;
  • transvaginal e pélvica.


Foto: Divulgação 

Em Itacoatiara, a Carreta de Tomografia funcionará 24 horas por dia, prestando apoio ao Hospital Regional José Mendes. Os exames realizados serão voltados para as regiões do tórax e abdômen. A unidade permanecerá no município até o dia 24 de outubro.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, o deslocamento das carretas permite ampliar o acesso da população a exames especializados. “Com essa estratégia, conseguimos abranger uma área maior de atendimento, aproximando os serviços da comunidade e evitando longos deslocamentos. Além disso, garantimos mais agilidade no diagnóstico, reduzimos filas de espera e fortalecemos a rede de saúde tanto na capital quanto no interior”, afirmou.

Matérias relacionadas