Cidade

Amazonas registra queda histórica em homicídios e crimes patrimoniais em 2025 

De acordo com a SSP-AM o estado tem redução expressiva da criminalidade entre janeiro e novembro, impulsionada por investimentos e integração das forças de segurança

Escrito por Redação
12 de dezembro de 2025
Foto: Divulgação/SSP-AM

Entre janeiro e novembro, o estado registrou reduções históricas em homicídios, crimes patrimoniais e aumento significativo na apreensão de drogas e armas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

Os homicídios caíram mais de 32% em comparação ao mesmo período de 2024, passando de 973 para 658 ocorrências. Em Manaus, a redução foi ainda maior, chegando a 43%. Os feminicídios também apresentaram queda expressiva: passaram de 29 para 16 casos, nove deles apenas na capital. 

A marca coloca o Amazonas em primeiro lugar nacional na diminuição desse tipo de crime. De acordo com o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Coronel Vinícius Almeida, ele destacou que os resultados são fruto direto dos esforços combinados entre as forças policiais e os investimentos do Governo do Estado.

“A SSP-AM atua na coordenação, aplicação de recursos e diálogo entre as instituições. Esses resultados são trabalho dos policiais civis e militares que estão nas ruas, da perícia, de todos os profissionais, garantindo que o esforço se transforme em prova técnica e chegue à justiça”, afirmou.

Foto: Divulgação/SSP-AM

Redução das ocorrências 

Os crimes contra o patrimônio também tiveram retração significativa. O transporte coletivo apresentou queda de 61% em todo o estado, passando de 827 para 325 casos, apenas dois dos crimes foram registrados nas rotas do Distrito Industrial. 

Já os roubos de celulares caíram 30%, com redução de 20.891 para 15.685 ocorrências. Em Manaus, o índice manteve o mesmo percentual de queda. O  delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, destacou que esse  números refletem a operação integrada entre as forças de segurança. “Trabalhamos com um único objetivo e é assim que chegamos aos avanços que estamos apresentando”, ressaltou. 

Foto: Divulgação/Fábio Alves

Em 2025, as forças de segurança superaram a marca total de drogas apreendidas em 2024. Entre janeiro e 8 de dezembro, foram retiradas de circulação 43,263 toneladas de entorpecentes. A apreensão de armas também aumentou de 1.488 armas de fogo foram recolhidas das mãos de criminosos no período analisado. 

O estado do Amazonas ainda registrou alta de 20% no cumprimento de mandados de prisão, totalizando 3.811 mandados cumpridos.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva, esse resultado é fruto da integração e da dedicação das equipes. “É o trabalho diário, integrado, que tem permitido recordes sucessivos em apreensões e operações, trazendo mais segurança para a população”, afirmou.

Tecnologia e reforço operacional

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a parte dos avanços se deve à ampliação dos recursos tecnológicos, como as câmeras do Sistema de Reconhecimento Facial e a integração com o Paredão, embarcado em viaturas da PM e da PC. Além das equipamentos fluviais, como lanchas blindadas e a nova Base Arpão, fortaleceram o policiamento nos rios, onde grande parte do tráfico de drogas ocorre.

Foto: Divulgação/SSP-AM 

O Amazonas encerra 2025 com reduções históricas e produtividade crescente, como um dos estados que mais avançaram em segurança pública no país, refletindo o impacto direto da estratégia de integração, tecnologia e presença ampliada das forças policiais. 

Matérias relacionadas