Durante as fortes chuvas desta terça-feira (14/10), a Defesa Civil de Manaus recebeu 11 chamados relacionados a alagamentos e outros impactos na capital. As demandas foram registradas pelo Disque 199, canal de comunicação direto com o órgão, que funciona 24 horas na sede do Centro de Cooperação da Cidade (CCC).
A Prefeitura de Manaus, por meio do CCC, acionou as equipes responsáveis para atendimento imediato às ocorrências decorrentes das chuvas. Entre elas estão:
- Zona Norte: 1 risco de desabamento;
- Zona Oeste: 1 construção irregular, 1 risco de desabamento e rachaduras;
- Zona Leste: 2 riscos de desabamento, 1 alagamento e 1 deslizamento;
- Zona Centro-Sul: 1 risco de desabamento;
- Zona Sul: 1 risco de tombamento e solicitação de vistoria.
Recomendações à população:
- Esteja preparado para o mau tempo e adote precauções;
- Evite água parada para prevenir mosquitos transmissores de doenças;
- Reduza a velocidade e mantenha distância ao dirigir em vias alagadas;
- Evite áreas alagadas e use rotas alternativas quando necessário.

Alerta da Defesa Civil
Após ser alvo de críticas da população por não emitir avisos após o temporal registrado no último domingo (5/9), durante a chuva desta terça-feira, em algumas zonas de Manaus, foi registrado o recebimento do alerta, tecnologia desenvolvida para emitir alertas sonoros e visuais sobre riscos de desastres naturais.
Criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pelo Ministério das Comunicações (MCom), o sistema visa informar, em tempo real, sobre a possibilidade de ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enchentes e vendavais.

O tema repercutiu durante a 87ª sessão plenária na Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizada no dia 6 de setembro, quando o vereador Eduardo Alfaia (Avante) comentou sobre o funcionamento do sistema. Segundo o parlamentar, os alertas não são acionados para qualquer precipitação ou evento climático menor, funcionando apenas em casos de chuvas severas que representem risco iminente de grandes tragédias ou catástrofes.

Canal de atendimento 24 horas
Em caso de ocorrências, para assistência imediata, os cidadãos podem entrar em contato ligando para o Disque 199 (Defesa Civil), do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que opera 24 horas.
As ocorrências foram repassadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que respondem rapidamente às áreas impactadas.
Confira o impacto da chuva desta terça-feira nas zonas Norte e Leste de Manaus: