Após a conclusão da obra ser adiada quatro vezes, a Prefeitura de Manaus entregou, nesta quarta-feira (26/6), o Complexo Viário Rei Pelé, construído na antiga “bola do Produtor”, entre as zonas Leste e Norte da capital. A obra que homenageia o Rei do Futebol, é fruto de um investimento de aproximadamente R$81 milhões, com recursos do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus.
O complexo teve sua ordem de serviço assinada em 3 de janeiro de 2023, com previsão inicial de conclusão em 18 meses. No entanto, após quatro adiamentos consecutivos, a obra ultrapassou os dois anos de execução.
Ao enfrentar diversas críticas relacionadas ao prazo de entrega da obra, o prefeito de Manaus, David Almeida, destacou que o complexo viário foi concluído com mais de seis meses de antecedência. Ele também ressaltou a importância simbólica do nome escolhido para o local.
“Se fosse fácil, alguém já teria feito. Estamos entregando, com mais de seis meses de antecedência, um complexo que vai muito além do trânsito: é mobilidade, dignidade, lazer e desenvolvimento. Uma homenagem justa ao maior de todos os brasileiros: Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé”, comentou.
Estrutura do novo complexo viário
De acordo com a Prefeitura de Manaus, a obra foi projetada para solucionar gargalos históricos de tráfego e melhorar a fluidez entre duas das regiões mais populosas de Manaus. Ele conta com três níveis distintos:
- Nível subterrâneo: conecta a avenida Itaúba (bairro Jorge Teixeira) à avenida Camapuã, com acesso à avenida Grande Circular e ao bairro São José Operário.
- Nível intermediário: rotatória central que facilita retornos locais e acesso a bairros adjacentes, como Cidade de Deus.
- Alça superior: direcionada ao fluxo da avenida Autaz Mirim em direção ao Terminal de Integração 4 (T4), com conexão direta à avenida Camapuã.
De acordo com o projeto, o complexo também inclui sinalização vertical em todos os acessos, com placas informativas posicionadas estrategicamente para garantir a segurança e orientação dos condutores.
O IMMU reforça que agentes de trânsito seguem monitorando o fluxo de veículos na região e que eventuais ajustes serão realizados, sempre com o objetivo de garantir a segurança e a eficiência da mobilidade urbana.
