“Essa cidade está abandonada nessas áreas essenciais, e a população é quem mais sofre com isso”, afirmou o vereador Zé Ricardo (PT) ao criticar duramente a gestão municipal nas áreas de saneamento básico, meio ambiente e infraestrutura urbana. A declaração foi feita nesta terça-feira (24/6), durante a 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Em seu discurso, o vereador associou a precariedade dos serviços públicos à falta de preparo da cidade para participar de um evento internacional de grande relevância: a COP30, que será realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
“O que Manaus vai levar para o debate da COP30? Não temos nenhuma referência positiva na área ambiental. Estamos entre as 20 piores cidades do país em saneamento básico entre as 100 maiores. Todos os igarapés estão poluídos, e o lixo ainda toma conta da cidade. Qual exemplo vamos levar?”, questionou.
Alem disso, o vereador afirmou que não há políticas públicas adequadas para enfrentar os problemas ambientais da cidade, o que resulta em ruas e igarapés tomados pelo lixo, refletindo o abandono e a falta de gestão eficiente por parte da prefeitura.
“Não há política adequada de resíduos sólidos. Algumas ruas não precisam apenas de tapa-buracos, mas de manutenção completa. E a prefeitura parece ignorar a gravidade da situação. É como se tivesse esquecido da cidade”, comentou.
Saneamento básico no Norte
Segundo dados do Painel Saneamento Brasil e do Instituto Trata Brasil, a região Norte apresenta os piores indicadores de saneamento básico do país. Em média, 42,6% da população não têm acesso à água potável, e estados como Pará, Rondônia e Amapá apresentam menos de 10% de cobertura de coleta de esgoto.
Manaus segue entre as 20 piores cidades brasileiras em saneamento básico entre os 100 maiores municípios do país. A situação gera impacto direto na saúde pública, qualidade de vida e preservação ambiental.
O parlamentar também cobrou transparência e posicionamento da Prefeitura de Manaus, exigindo dados concretos sobre o que está sendo feito e o que está planejado para enfrentar os problemas estruturais da cidade.
“É preciso apresentar o que está sendo feito, o que está sendo arquitetado, mostrar planejamento, ações e metas. A liderança precisa trazer respostas e não o silêncio”, finalizou.
A equipe de reportagem do Diário da Capital entrou em contato com a Águas de Manaus para obter dados atualizados sobre a situação na cidade, porém, até o fechamento desta matéria, não recebemos retorno. O espaço segue aberto para eventual manifestação da empresa.
O que é a COP30?
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em Belém, capital paraense, e promete colocar a Amazônia no centro dos debates globais sobre crise climática, justiça ambiental e modelos de desenvolvimento sustentável.
Entre os temas centrais do encontro estão:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Preservação de florestas tropicais;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Transição energética e economia verde;
- Justiça climática e proteção aos povos indígenas e comunidades tradicionais.
A COP30 também terá destaque para debates fiscais e econômicos, envolvendo reforma de bancos multilaterais e a mobilização de recursos para financiar a transição climática.
