Nesta terça-feira (9), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que assumirá a presidência da Comissão Provisória do União Brasil no estado. A designação foi feita pela Executiva Nacional do partido como parte do processo para a realização da próxima convenção que escolherá o novo presidente da sigla.
Em agosto de 2023, a juíza Acácia Regina Soares de Sá suspendeu uma convenção que oficializaria a eleição de Wilson Lima para a presidência estadual do partido. A decisão levou em consideração a regra estabelecida pelo estatuto do União Brasil, que determina a prévia designação da Comissão Provisória Estadual antes da convocação da Convenção Estadual.
O evento havia sido anunciado pela Executiva Nacional, comandada por Luciano Bivar, após um racha entre Wilson Lima e o ex-deputado Pauderney Avelino. A disputa incluiu a realização de uma convenção relâmpago por Pauderney para se manter no cargo, o que gerou divergências judiciais.
O grupo ligado a Pauderney recorreu à Justiça, argumentando irregularidades na convenção, como falta de ampla divulgação e de quórum mínimo. O presidente Luciano Bivar anunciou a criação de um diretório provisório, e em agosto, a executiva nacional convocou os filiados para uma nova convenção, sendo contestada judicialmente pelo grupo adversário.
Wilson Lima, ao assumir a presidência da Comissão Provisória, avança no processo para a realização de uma nova convenção que definirá o futuro do União Brasil no Amazonas.