Matérias
Política

TRF mantém decisão de arquivamento de ação de improbidade contra Dilma Rousseff por “pedaladas fiscais”

TRF da 1ª Região mantém, por unanimidade, a decisão de arquivamento de ação de improbidade que acusava Dilma Rousseff e outros membros de seu governo

Escrito por
August 22, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, sediado em Brasília, decidiu por unanimidade nesta segunda-feira (21) manter a decisão que arquivou a ação de improbidade movida contra a ex-presidenta Dilma Rousseff no caso das "pedaladas fiscais". Essas acusações foram a base para o processo de impeachment de Dilma em 2016.

A decisão também beneficia outros nomes importantes do governo da época, incluindo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil Aldemir Bendine, o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin e o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho.

A 10ª Turma do TRF julgou uma apelação apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a decisão de primeira instância, que já havia arquivado a ação contra os acusados no ano passado.

A acusação contra Dilma e outros membros de seu governo se baseou no suposto uso de bancos públicos para atrasar repasses de valores à União, o que ficou conhecido como "pedaladas fiscais", com o intuito de "maquiar o resultado fiscal". No entanto, a 4ª Vara Federal em Brasília havia excluído Dilma e Mantega do processo e posteriormente arquivou o caso contra os demais acusados por falta de fundamentação das acusações.

O colegiado do TRF, por 3 votos a 0, decidiu manter o arquivamento da ação de improbidade. Durante a sessão, o advogado Eduardo Lasmar, representante de Dilma, enfatizou que a ex-presidente não teve envolvimento nas operações dos bancos e que as acusações não conseguiram imputar uma conduta a ela.

Com essa decisão do TRF, a ação de improbidade contra Dilma Rousseff e os outros membros do governo relacionada às "pedaladas fiscais" permanece arquivada, consolidando um desfecho no âmbito judicial para esse episódio que teve impacto político significativo no Brasil.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas
plugins premium WordPress