Matérias
Política

STF forma maioria e Congresso tem prazo para atualizar número de deputados nos Estados

Ministros do Supremo Tribunal Federal decidem por maioria que o Congresso deve aprovar lei até 30 de junho de 2025 para atualizar quantidade de deputados por estado, considerando dados do último Censo do IBGE realizado em 2022

Escrito por
August 25, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou uma maioria de votos nesta sexta-feira (25) para fixar um prazo ao Congresso Nacional a fim de aprovar uma lei que atualize a quantidade de deputados por estado, considerando os dados do último Censo realizado pelo IBGE em 2022. A decisão foi baseada no voto do relator, Luiz Fux, que propôs que os congressistas tenham até 30 de junho de 2025 para aprovar uma legislação sobre esse assunto.

O cálculo para a atualização do tamanho das bancadas estaduais na Câmara dos Deputados será baseado no número máximo de 513 deputados e nos dados do último Censo do IBGE. As mudanças resultarão em uma redistribuição das cadeiras já existentes, e as novas regras entrarão em vigor para as eleições de 2026, com mandatos iniciados em 2027.

Caso o Congresso não aprove a legislação até o prazo estabelecido, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá a responsabilidade de determinar a revisão até 1º de outubro de 2025.

A decisão do STF se deu em resposta a uma ação apresentada pelo governo do Pará, que alegou a falta de detalhes na lei de 1993 que estabelece os limites mínimo e máximo para o número de deputados. O governo paraense argumentou que essa lei não prevê uma regra para ajustar a representação quando a população de um estado é alterada.

O julgamento foi realizado no plenário virtual do STF, onde os ministros apresentam seus votos por meio de uma plataforma eletrônica. Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes seguiram o voto do relator Luiz Fux.

A lei em questão determina que a composição total da Câmara seja de 513 deputados. Ela estabelece que a bancada de cada estado seja proporcional à sua população, não podendo ser maior que 70 nem menor que 8 deputados. O TSE utiliza os dados do Censo fornecidos pelo IBGE no ano anterior a cada eleição para calcular a população e, assim, definir a quantidade de vagas para cada estado.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas