Em entrevista exclusiva ao Diário da Capital, nesta quarta-feira (26/3), o ex-lutador de MMA, Ronaldo Jacaré, comentou o lançamento da autobiografia “Desistir Nunca Foi a Opção”, que acontecerá no próximo sábado (29/3), às 8h, no Teatro da Faculdade La Salle, em Manaus. O evento será gratuito para o público. Interessados devem fazer a inscrição aqui.
Durante a conversa, Jacaré compartilhou o processo de criação do livro, que contou com a colaboração fundamental da esposa, Larissa Carvalho Santos.
“Minha esposa sempre me incentivou a escrever minha história, ela insistia bastante na ideia da autobiografia. Eu, por outro lado, dizia que não era o momento, mas, de tanto ela insistir e me incentivar, acabamos fazendo o livro, juntos“, revelou ele, destacando o apoio dela na realização do projeto.
A escolha de Manaus para o lançamento não foi por acaso, já que foi em território amazonense que a trajetória de Jacaré no esporte teve início.
“Eu sou capixaba, mas tudo que eu aprendi foi aqui em Manaus. Eu estou muito feliz de poder fazer o lançamento nesta cidade onde eu vivi 90% da minha história”, afirmou, reforçando a importância da cidade em sua carreira.
Sobre o livro
Em “Desistir nunca foi uma opção“, Ronaldo Jacaré revela a jornada rumo ao sucesso, detalhando como o trabalho árduo, a disciplina e a mentalidade positiva são os alicerces para a conquista.
“Nesse livro eu conto sobre os problemas que eu enfrentei durante a minha vida na luta. Muitas vezes, a pressão era grande e a dúvida tentava me desmotivar, mas desistir nunca foi uma opção. Acreditei no processo, continuei trabalhando duro e, principalmente, mantive a disciplina”, explicou.
Com 256 páginas, a obra traz também relatos de grandes nomes do jiu-jitsu, como Kira Gracie, Roger Gracie, Xande Ribeiro e Léo Vieira, que compartilham suas perspectivas sobre a trajetória de Jacaré no esporte.
Trajetória no esporte
Ronaldo Jacaré, nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, é um dos maiores campeões de jiu-jitsu e MMA do Brasil. Com oito títulos mundiais de Jiu-Jitsu e uma carreira impressionante no MMA, o atleta se tornou uma referência no esporte, reconhecido por sua habilidade, garra e determinação.
Sua trajetória começou aos 17 anos, quando iniciou no judô e no jiu-jitsu. Em setembro de 2003, estreou no MMA no Jungle Fight, onde sofreu sua primeira derrota para Jorge Patino. No Strikeforce, se consagrou campeão peso-médio entre 2010 e 2011. Já no UFC, chegou a alcançar o topo do ranking, mas lesões o impediram de disputar o cinturão
Ele se aposentou do MMA em maio de 2021, com 26 vitórias, 10 derrotas e um “No Contest” (luta sem resultado).