Ronaldo Jacaré, um dos maiores nomes do jiu-jítsu mundial e ex-lutador de MMA, reconhecido por sua habilidade no tatame, assume uma nova função: a de escritor. No dia 29 de março, ele lançará sua autobiografia “Desistir Nunca Foi a Opção” e promoverá o livro infantil “Eu Nasci Para Ser Um Campeão” no Teatro da Faculdade La Salle, em Manaus, às 8h. A entrada é gratuita.
De acordo com Márcio Soares, preparador físico do Jacaré, as duas obras literárias relatam os desafios enfrentados pelo lutador ao longo de sua carreira e detalham as conquistas que marcaram seus mais de 20 anos no esporte.
“O livro relata a trajetória dele, primeiro no Jiu-jitsu, quando começou com 15 anos, até que foi ganhando as lutas, visibilidade, e entrou pro MMA, onde ele conseguiu ainda mais destaque”, relatou ao Diário da Capital.
Os relatos de Kira Gracie, Roger Gracie, Xande Ribeiro e Léo Vieira, grandes nomes do jiu-jítsu, também acompanham a narrativa ao longo das 256 páginas do livro.
Durante o evento, o livro infantil “Eu Nasci Para Ser Um Campeão”, escrito por Larissa Carvalho Santos, esposa de Jacaré, também será lançado. Em formato de cartoon, a obra fala das dificuldades com TDAH e dislexia, e explica como essas condições moldaram sua jornada até o Jiu-Jitsu.
Trajetória no esporte
Ronaldo Jacaré estreou no MMA no Jungle Fight, em setembro de 2003, e perdeu para Jorge Patino. No Strikeforce chegou a ser campeão peso-médio entre 2010 e 2011. No UFC, conseguiu ser o primeiro colocado do ranking, mas lesões o impediram de disputar o cinturão.
Ele se aposentou do MMA com 26 vitórias, 10 derrotas e um “No Contest” (luta sem resultado), em maio de 2021.