Matérias
Brasil

Receita paga terceiro lote da restituição do IR 2023

Mais de 5,6 milhões de contribuintes serão contemplados, incluindo não prioritários pela 1ª vez

Escrito por
July 31, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A Receita Federal iniciou nesta segunda-feira (31) o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda Pessoas Físicas 2023. Cerca de 5,6 milhões de contribuintes serão contemplados neste lote, o qual também inclui restituições residuais de anos anteriores.

Uma novidade neste lote é que, pela primeira vez, contribuintes não prioritários receberão a restituição. Entre os 5.632.036 beneficiados, estão 1.600.964 contribuintes não prioritários que entregaram suas declarações até o dia 23 de março. O valor total destinado para o pagamento deste lote é de R$ 7,5 bilhões.

Para verificar se você foi contemplado no terceiro lote, basta acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“. As consultas estão disponíveis desde o dia 24 de julho.

Os dois lotes anteriores já beneficiaram mais de 9,2 milhões de contribuintes. O primeiro lote foi disponibilizado para mais de 4,1 milhões de contribuintes em 31 de maio, enquanto o segundo lote pagou um total de R$ 7,5 bilhões para cerca de 5,1 milhões de contribuintes em 30 de junho.

O pagamento das restituições será realizado na conta bancária informada durante a declaração ou por indicação de chave PIX, proporcionando maior agilidade e comodidade aos beneficiários.

Caso o contribuinte não esteja na lista do terceiro lote, poderá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.

Esta é uma ótima oportunidade para os contribuintes regularizarem suas pendências e garantirem o recebimento da restituição do Imposto de Renda. Fique atento às datas e informações fornecidas pela Receita Federal para não perder nenhum prazo.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas
plugins premium WordPress