Matérias
Mundo

Primeiro-ministro da Letônia renuncia após rejeição de remodelação de governo

Nova Unidade, partido de Karins, deve propor novo candidato para liderar o país do leste europeu

Escrito por
August 15, 2023
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

O primeiro-ministro da Letônia, Arturs Krisjanis Karins, anunciou sua renúncia junto com todo o seu gabinete ministerial nesta segunda-feira (14/08), após a coalizão governista rejeitar sua proposta de remodelação de governo.

Karins havia iniciado conversações com a oposição com o objetivo de formar uma nova coligação, devido a contradições entre as diferentes bancadas e sua própria aliança partidária ser contra a manobra.

O Parlamento do país foi composto por 26 legisladores do seu partido, Nova Unidade (JV por sua sigla em letão), 15 da United List e 13 da União Nacional, enquanto os outros partidos formaram a oposição.

Karins afirmou que sua renúncia visa ao desenvolvimento do país, alegando que é necessário um governo forte e dinâmico capaz de tomar decisões difíceis.

Ele pediu que o Nova Unidade proponha um novo candidato para liderar o país do leste europeu. Sua carta de demissão deve ser apresentada nesta quinta-feira (17/08).

A ministra da Previdência, Evika Silina, é uma das propostas mais fortes para substituir Karins, mas a discussão sobre o assunto começará somente na quarta-feira (16/08) no partido JV.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas