Após diversas reclamações e protestos, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), voltou atrás e desistiu de contratar plano de saúde da empresa Hapvida para atender os servidores municipais. O anúncio foi dado na manhã desta segunda-feira (26) pelo novo líder do Chefe do Executivo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) Eduardo Alfaia (PMN).
Segundo o vereador, apesar de não haver nenhuma irregularidade em substituir o Serviço de Assistência à Saúde do Município de Manaus (Manausmed) pelo plano de saúde da Hapvida, a decisão foi administrativa.
“Estou aqui, sob a orientação do prefeito David, anunciando que a contratação por parte do plano de saúde que aconteceu a licitação, licitação está que ocorreu, dentro da legalidade, não houve indício de irregularidade. Contudo por uma decisão administrativa, o prefeito David, hoje está assegurando aos servidores, que essa contratação não acontecerá”, garantiu Alfaia.
Leia Também
Apesar de afirmar que a contratação da Hapvida foi feita dentro da legalidade e dos preceitos da Lei de Contratação, Alfaia detalhou que o processo foi suspenso antes da etapa de homologação e demais tratativas do contrato e migração para o novo sistema.
Os colegas de plenário, elogiaram a decisão e ressaltaram que David Almeida recuou no momento certo. “O prefeito revogou uma licitação, por que? Porque ele entendeu que seria inoportuno o momento. Um momento delicado de trazer uma outra instituição. Isso é natural no mundo da boa fé. Não há nenhum crime”, disse Gilmar Nascimento (Sem partido).