Matérias
Política

Poluição do Igarapé Água Branca foi assunto de Tribuna Popular na Câmara Municipal nesta quarta-feira

O vereador Rodrigo Guedes iniciou a tribuna com o tema meio ambiente e contou com nomes como Jadson Maciel e Mateus Amaral em defesa da preservação da Bacia Tarumã

Escrito por
February 21, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

 O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) iniciou a sessão parlamentar nesta quarta, com a Tribuna Popular, na qual o tema principal foi a preservação do Igarapé Água Branca. o vereador cedeu tempo no parlamento para os protetores do Igarapé Água Branca, como Jadson Maciel (Presidente da Bacia Hidrográfica do Tarumã Açu) e Mateus Amaral (Gestor de Recursos Hídricos).

Em entrevista para o Diário da Capital, Rodrigo Guedes disse: “Esse (Igarapé Água Branca) ainda temos a oportunidade de fazer com ele não morra, que não fique sujo e poluído. O que infelizmente aconteceu no passado com os outros”. O vereador também citou a gestão do Prefeito de Manaus David Almeida dizendo: “Isso aqui não é uma crítica política, é uma observação bem óbvia inclusive, (a prefeitura) não tem colocado a agenda ambiental como prioridade”.

Leia Também

O presidente da bacia hidrográfica do Tarumã Açu, Jadson Maciel, afirmou que a Bacia do Tarumã sofre uma série de conflitos, um desses conflitos é a questão dos flutuantes. O mesmo diz ser a favor da retirada dos mesmos da região de preservação. Outra fala importante na sessão, foi do gestor de recursos hídricos, Mateus Amaral. Amaral diz: “Hoje é um dia histórico na luta socioambiental porque nem sempre temos vereadores falando o que importa pra sociedade de hoje e do amanhã”.

“Tentamos parar aquela obra da Amazonas Energia que fez estrago gigantesco na região. Temos todo santo dia um crime ambiental ocorrendo na nossa lixeira controlada, um grande número de chorume sendo despejado na bacia. Eu consegui dentro dessa Casa fazer a modificação de uma lei para poder multar pessoas que jogam lixo na rua. Onde é que tá o problema? Quantos Fiscais nós temos na SEMA? 12?” apontou o vereador William Alemão, que também disse não ver problemas em relação aos flutuantes, apenas que deve ser feita a realocação dos mesmos. O maior problema, segundo o parlamentar, seriam os lixões. 

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas