Os policiais militares Joseney das Neves Morais, Bruno Cezanne Pereira e o ex-PM Germano da Luz Júnior foram condenados pela morte do colega de farda Jancicley Stone de Souza, conforme decisão da 2.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus. O julgamento, que começou na última segunda-feira (5), encerrou-se na tarde de terça-feira (6) com a leitura da sentença.
De acordo com a decisão, Joseney das Neves Morais foi condenado a sete anos, dois meses e 20 dias de reclusão pelo crime de homicídio simples privilegiado. Já Bruno Cezanne Pereira e Germano da Luz Júnior receberam penas maiores, sendo condenados a 12 anos e 11 meses e a 11 anos e oito meses de reclusão, respectivamente, pelo crime de homicídio qualificado-privilegiado.
Thiago Carvalho Trindade, também acusado de participação no crime, foi absolvido pelo Conselho de Sentença.
Os três policiais poderão recorrer da sentença em liberdade, exceto Bruno Cezanne Pereira, que está preso por outro processo. O juiz determinou que tanto o Comando da Polícia Militar quanto o Governo do Estado sejam comunicados da sentença condenatória, que implica na perda do cargo público dos três condenados.
Segundo a sentença, embora Germano da Luz Júnior aparentemente já não faça parte dos quadros da Polícia Militar do Amazonas, foi considerada a possibilidade de ele conseguir reverter a sua exclusão da corporação militar. Portanto, os efeitos condenatórios da sentença foram aplicados.
O julgamento, presidido pelo juiz James Oliveira dos Santos, contou com a atuação do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) e da defesa dos réus, representada pelos advogados Christian Araújo de Souza e Suellen Botelho Marques.