Economia

Pix Automático se torna obrigatório para instituições financeiras a partir de hoje; entenda mudança 

O novo sistema do Banco Central facilita o pagamento de contas recorrentes, permite regras personalizadas e simplifica o recebimento de pagamentos por empresas e MEIs

Escrito por Redação
13 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/Lavik

O Banco Central anunciou que, a partir desta segunda-feira (13/10), o Pix Automático passará a ser obrigatório para as empresas e instituições financeiras que oferecem esse tipo de serviço. A funcionalidade, que antes era opcional, agora se torna exigência para todas as instituições participantes do sistema de pagamentos instantâneos.

De acordo com o Banco Central, o novo sistema tem como objetivo facilitar o pagamento de contas recorrentes, como:

  • energia elétrica;
  • água;
  • mensalidades escolares;
  • taxas de condomínio;
  • assinaturas e serviços periódicos. 
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Como vai funcionar o Pix automático? 

O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil voltada para o pagamento de contas recorrentes. Com essa funcionalidade, o usuário autoriza o pagamento uma única vez e as contas são quitadas automaticamente em cada vencimento, sem a necessidade de repetir o processo manual. O Pix Automático surge como uma alternativa moderna ao débito automático e ao cartão de crédito.

Para utilizar, o cidadão precisa apenas autorizar a operação uma vez pelo aplicativo do banco. Depois disso, não será mais necessário efetuar um novo pagamento a cada cobrança.

O sistema também permite que o pagador defina regras personalizadas, como:

  • estabelecer um valor máximo para cada pagamento;
  • utilizar cheque especial caso não haja saldo suficiente;
  • escolher se deseja ou não receber notificações de agendamento dos pagamentos.

Ativação e custos 

A ativação do PIX Automático pode ser feita pelo internet banking ou pelo aplicativo da instituição financeira. A autorização também pode ocorrer por meio de QR Code ou Pix Copia e Cola, exibidos no momento do pagamento da conta.

Para empresas interessadas em aderir ao serviço, é necessário entrar em contato com o gerente da conta ou comparecer presencialmente à agência bancária.

Foto: Divulgação/Internet 

Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço junto ao banco ou instituição financeira de sua preferência. O Banco Central exige que a empresa esteja ativa há pelo menos seis meses, como medida de prevenção contra golpes e fraudes.

A principal vantagem do PIX Automático é que ele permite à empresa receber de clientes de qualquer instituição financeira após contratar o serviço com apenas um banco. No modelo de débito automático tradicional, era necessário firmar convênios separados com cada banco para cada cliente, tornando o processo mais complexo.

Haverá custos para as empresas que utilizarem o PIX Automático, cobrados pelos bancos ou instituições financeiras, mas não pelos clientes. A expectativa é que esses custos sejam menores que os do débito automático tradicional, podendo até ser inexistentes devido à forte concorrência entre os bancos.

*Com informações Agência Brasil 

Matérias relacionadas