Com o objetivo de reduzir congestionamentos e melhorar a fluidez do trânsito em Manaus, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) segue com o cronograma de obras de intervenção viária pela cidade. Uma das maiores intervenções em andamento é na avenida Djalma Batista, entre a Universidade Paulista (Unip) e a rodoviária, com previsão de entrega em agosto deste ano, segundo o prefeito David Almeida.
Além dessa, outras intervenções estão sendo realizadas em pontos críticos, como os cruzamentos e trechos das avenidas Belo Horizonte, Djalma Batista e Constantino Nery, entre outras. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, as ações no trânsito da capital já reduziram em até 23 minutos o tempo de deslocamento durante o horário de pico.
“As pessoas que passam por essas vias, seja de transporte coletivo ou em seus próprios veículos, vão sentir a diferença no dia a dia. Uma das intervenções foi na avenida Max Teixeira com a rua São Judas Tadeu, um ponto que sofre com congestionamentos que podem chegar a 40 ou 50 minutos nos horários de pico”, disse.
Renato Junior também informou que as obras na avenida Max Teixeira serão concluídas nos próximos sete dias, após a instalação da sinalização.
“Estamos atuando em parceria com a equipe da Seminf para a execução da obra e com o IMMU para ajustes semafóricos e sinalização”, afirmou.
Mais mudanças estão previstas, como a intervenção na avenida Mário Ypiranga Monteiro, entre a Unip e a rodoviária, que visa resolver um gargalo de trânsito. A obra, que inclui a demolição de imóveis para ampliar a via e criar uma faixa adicional, deve começar até agosto de 2025.
Além dessas intervenções, a prefeitura também está revitalizando vias como a rua São Judas Tadeu com a avenida Max Teixeira e o complexo viário Rei Pelé, na zona Leste. Essas ações visam reduzir congestionamentos e promover maior segurança e mobilidade urbana para os cidadãos.