O Brasil já contabilizou mais de 7,4 milhões de usuários na plataforma para iniciar o novo processo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde o dia 9 de dezembro. Entre eles, mais de 270 mil pessoas já começaram o curso teórico gratuito. Atualmente, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem CNH, e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas ainda não iniciaram o processo, principalmente devido ao custo e à burocracia.
Os candidatos podem ainda realizar o curso teórico oferecido pelo Ministério dos Transportes, assistir às aulas pelo aplicativo e acompanhar todas as etapas até os exames presenciais. O sistema permite que todo o procedimento inicial seja feito de forma digital, desde o cadastro até o agendamento dos exames práticos.

O programa CNH do Brasil busca democratizar o acesso à carteira de habilitação e incluir milhões de brasileiros que não possuem o documento, principalmente, pelo alto custo. A modernização simplifica etapas, amplia as formas de preparação e pode reduzir em até 80% o custo total para obter a CNH, que, em alguns estados, chega a R$5 mil.
A iniciativa inclui ainda novas regras, como estímulo ao bom condutor com a renovação automática para quem não tiver infrações registradas na carteira, autoriza o uso da CNH sem a necessidade da versão impressa e barateia em 40% os exames médico e psicotécnico.
De acordo com o ministro Renan Filho, o volume de acessos e de pessoas fazendo o curso teórico são a prova de que o modelo anterior para retirada da CNH era excludente e inatingível para a maioria dos brasileiros. “O programa vem atender às necessidades daqueles que mais precisam. Ter a carteira de habilitação é cidadania, autonomia e também a chance de ter melhores condições de vida”, afirma.

