Matérias
Política

Mirando em 2026, deputados do AM alteram dias de sessões plenárias

A Casa informou que a Mesa Diretora será responsável por elaborar um calendário semestral, que definirá as datas e horários das sessões.

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 14, 2025
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria
Foto: Reprodução

Com foco nas eleições de 2026, os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovaram, sem oposição, nesta quinta-feira (13), uma mudança significativa no calendário das sessões plenárias. Anteriormente realizadas três vezes por semana, as sessões agora vão acontecer apenas duas vezes, após alteração no Regimento Interno da Casa Legislativa.

Até então, os parlamentares se reuniam nas manhãs de terças, quartas e quintas-feiras, com duração fixa de três horas e meia, conforme previa o Regimento Interno. Com a aprovação do Projeto de Resolução Legislativa, as sessões serão realizadas nas manhãs de terça-feira e nas quartas-feiras, com dois períodos: manhã e tarde.

Procurada pelo Diário da Capital, a Aleam informou que a Mesa Diretora será responsável por elaborar um calendário semestral, que definirá as datas e horários das sessões. 

No entanto, ainda não há previsão oficial para a divulgação desse novo calendário. De acordo com a Casa Legislativa, a alteração busca dar mais flexibilidade ao trabalho parlamentar, que “vai além das atividades em plenário”.

O que muda?

Às quinta-feiras, os deputados devem dedicar mais tempo a outras agendas parlamentares, como atendimentos em gabinetes, reuniões em comissões, audiências públicas, sessões especiais, visitas externas, agendas em bairros e viagens a municípios — atividades que podem contribuir para fortalecer a atuação política e aumentar a visibilidade para as eleições de 2026 nos interiores do AM.

Oposição fora da Assembleia

Embora os deputados tenham aprovado, sem qualquer oposição interna, o Projeto de Resolução Legislativa, a crítica veio de fora da Assembleia. Nas redes sociais, o vereador Rodrigo Guedes (PP) expressou descontentamento com a mudança.“Os Deputados Estaduais do Amazonas reduziram por unanimidade sua jornada de trabalho, que já era de 3 dias para apenas 2 dias obrigatórios! Não teve um único ‘abençoado’ para votar contra!”, escreveu Guedes.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas