As inscrições para a 1ª fase presencial da Maratona SBC de Programação 2025 estão abertas até 23 de agosto. A competição é destinada a graduandos e pós-graduandos das áreas de computação ou cursos afins, como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros.
Neste ano, a prova será realizada na sede do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste, no bairro São José Operário, no dia 13 de setembro.
Em sua 30ª edição, a Maratona reúne estudantes apaixonados por desafios de lógica, programação e trabalho em equipe. A prova presencial tem duração de cinco horas, durante as quais as equipes devem resolver problemas de computação em ambiente controlado.
Veja como participar:
- Cada equipe deve ser composta por três estudantes e um professor treinador, que será responsável pela inscrição no site ICPC;
- Após o cadastro, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição pelo site ECOS – Maratona SBC de Programação (Maratona 2025).
A competição será realizada presencialmente em mais de 50 sedes pelo Brasil, reunindo aproximadamente 3 mil estudantes.
Primeira fase (sub-regional)
- Data: 13 de setembro
- Formato: presencial
Equipes também podem optar pela modalidade “café com leite”, paralela e não competitiva, destinada a participantes que não atendem aos critérios de elegibilidade ou que pertencem a outras instituições de ensino superior.

Classificação
As melhores equipes na primeira fase se classificam para a Final Brasileira, que acontece em São Paulo (SP), de 6 a 9 de novembro, reunindo cerca de 65 equipes finalistas de todo o país.
Os primeiros colocados na Final Brasileira avançam para a Final Latino-Americana, em Santiago (Chile), com possibilidade de classificação para a Final Mundial, ainda sem local definido.
Em 2024, a equipe “Provado por AC”, formada por estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), conquistou a primeira medalha de ouro da região Norte na etapa brasileira da Maratona. O time ficou em 4º lugar geral na Final Brasileira e em 9º na América Latina, entre 524 equipes, evidenciando o crescimento da região na competição.
De acordo com dados da rede alumni da Maratona SBC de Programação, 80% dos ex-competidores atuam em empresas privadas, sendo que 33% trabalham com Backend, 22% com Fullstack e 10% com Dados, IA e Machine Learning. Empresas como Google, Uber, Nubank, Microsoft e VTEX frequentemente contratam ex-maratonistas.
Mais informações podem ser consultadas através do site oficial: maratona.sbc.org.br.