Oportunidade

Maratona SBC de Programação 2025 abre inscrições para 1ª fase em Manaus; veja como participar

A prova será realizada no Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste, no dia 13 de setembro, com duração de cinco horas

Escrito por Redação
14 de agosto de 2025
Foto: Divulgação / Maratona SBC

As inscrições para a 1ª fase presencial da Maratona SBC de Programação 2025 estão abertas até 23 de agosto. A competição é destinada a graduandos e pós-graduandos das áreas de computação ou cursos afins, como Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática, entre outros. 

Neste ano, a prova será realizada na sede do Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Zona Leste, no bairro São José Operário, no dia 13 de setembro.

Em sua 30ª edição, a Maratona reúne estudantes apaixonados por desafios de lógica, programação e trabalho em equipe. A prova presencial tem duração de cinco horas, durante as quais as equipes devem resolver problemas de computação em ambiente controlado.

Veja como participar: 

  • Cada equipe deve ser composta por três estudantes e um professor treinador, que será responsável pela inscrição no site ICPC;
  • Após o cadastro, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição pelo site ECOS – Maratona SBC de Programação (Maratona 2025). 

A competição será realizada presencialmente em mais de 50 sedes pelo Brasil, reunindo aproximadamente 3 mil estudantes.

Primeira fase (sub-regional)

  • Data: 13 de setembro
  • Formato: presencial

Equipes também podem optar pela modalidade “café com leite”, paralela e não competitiva, destinada a participantes que não atendem aos critérios de elegibilidade ou que pertencem a outras instituições de ensino superior.

Foto: Divulgação/Maratona SBC

Classificação

As melhores equipes na primeira fase se classificam para a Final Brasileira, que acontece em São Paulo (SP), de 6 a 9 de novembro, reunindo cerca de 65 equipes finalistas de todo o país.

Os primeiros colocados na Final Brasileira avançam para a Final Latino-Americana, em Santiago (Chile), com possibilidade de classificação para a Final Mundial, ainda sem local definido.

Em 2024, a equipe “Provado por AC”, formada por estudantes do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam), conquistou a primeira medalha de ouro da região Norte na etapa brasileira da Maratona. O time ficou em 4º lugar geral na Final Brasileira e em 9º na América Latina, entre 524 equipes, evidenciando o crescimento da região na competição.

De acordo com dados da rede alumni da Maratona SBC de Programação, 80% dos ex-competidores atuam em empresas privadas, sendo que 33% trabalham com Backend, 22% com Fullstack e 10% com Dados, IA e Machine Learning. Empresas como Google, Uber, Nubank, Microsoft e VTEX frequentemente contratam ex-maratonistas.

Mais informações podem ser consultadas através do site oficial: maratona.sbc.org.br.

Matérias relacionadas

plugins premium WordPress