Manaus enfrentou, na noite desta quarta-feira (2), um apagão que durou quase quatro horas e afetou a capital e também diversos municípios do Amazonas. Este foi o terceiro blecaute registrado em menos de um mês.
De acordo com a nota emitida pela concessionária Amazonas Energia, a interrupção ocorreu às 22h06, após o desligamento da linha de transmissão de 500 kV Jurupari-Oriximiná, que integra o Sistema Interligado Nacional (SIN). O restabelecimento da energia foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) às 22h54, e a normalização ocorreu gradativamente ao longo da madrugada. A nota não especificou o motivo do desligamento.
Cidades como Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara também foram afetadas. Além da falta de energia, o blecaute comprometeu o abastecimento de água em Manaus, segundo a concessionária Águas de Manaus.
Em nota, a empresa informou que todas as regiões da cidade podem apresentar oscilações ou falta d’água até que o serviço seja completamente normalizado.
Recorrente
Este foi o terceiro apagão em menos de um mês no Amazonas. Em 27 de março, um problema na linha de transmissão de 230 kV Lechuga-Manaus deixou vários bairros da capital sem energia elétrica. Antes disso, em 7 de março, um blecaute de quase quatro horas também atingiu Manaus e municípios vizinhos.
A sequência de apagões tem gerado preocupação entre os moradores e questionamentos sobre a estabilidade do fornecimento de energia no estado. Até o momento, a Amazonas Energia não detalhou quais medidas estão sendo adotadas para evitar novas falhas no sistema.
O Diário da Capital solicitou um posicionamento da Amazonas Energia, questionando o motivo da frequência dos apagões, mas não obtivemos retorno da concessionária. O espaço segue aberto para manifestação.
Recentemente, a empresa foi condenada a pagar 2 milhões de reais em indenização por apagões ocorridos em 2012, que geraram prejuízos para à população.