Meio Ambiente

Manaus sedia, pela primeira vez, o maior congresso de herpetologia do Brasil

O evento ocorre de 25 a 29 de agosto e destaca grupo que inclui anfíbios e répteis em debates entre pesquisadores, povos tradicionais e instituições.

Escrito por Redação
26 de julho de 2025
Fotos: Miguel Monteiro

Entre os dias 25 e 29 de agosto, Manaus será o centro das atenções da ciência nacional ao sediar o XI Congresso Brasileiro de Herpetologia – o maior evento da área no país, que acontece pela primeira vez na região Norte. O encontro será realizado no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques, e terá como tema “Encontro de Saberes Ancestrais e Contemporâneos no Coração da Amazônia”.

O evento reunirá pesquisadores, povos tradicionais, estudantes e tomadores de decisão para discutir a importância da herpetofauna brasileira, grupo que inclui anfíbios e répteis sob múltiplas perspectivas, combinando ciência, cultura e conservação.

Fotos: Miguel Monteiro

A proposta do congresso é valorizar a herpetologia como um campo interdisciplinar, conectando saberes científicos e tradicionais nas áreas de:

  • Conservação;
  • Ecologia;
  • Biotecnologia;
  • Saúde Pública;
  • Etnobiologia;
  • Educação Ambiental;
  • Taxonomia;
  • Biogeografia. 

Além de simpósios e mesas-redondas, o evento será uma plataforma para apresentação de pesquisas, troca de experiências e fortalecimento de redes de colaboração entre herpetólogos do Brasil e do exterior.

Ingressos

As inscrições para o XI Congresso Brasileiro de Herpetologia estão abertas e podem ser realizadas diretamente no site oficial do evento: cbherpeto.com/inscricao

Matérias relacionadas