O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou nesta quarta-feira o economista Márcio Pochmann para a presidência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Pochmann é atual presidente do Instituto Lula e ex-presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea). Ele é apoiado pelo PT para assumir o cargo, mas era alvo de resistência de parte do governo, inclusive da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, de acordo com reportagens.
Segundo reportagem do jornal O Globo desta quarta-feira, Lula disse a Tebet que a indicação de Pochmann era uma escolha pessoal dele. O IBGE é vinculado ao Ministério do Planejamento e Orçamento.
Pochmann é um economista respeitado e tem experiência na área de planejamento e desenvolvimento. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem mestrado e doutorado em economia pela Universidade de Brasília.
Pochmann também é autor de vários livros e artigos sobre economia. Ele é um defensor do desenvolvimento econômico e social do Brasil e acredita que o IBGE deve desempenhar um papel importante na geração de conhecimento e na formulação de políticas públicas.