O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta segunda-feira (14), dois resgates de animais silvestres em bairros de diferentes zonas de Manaus. Um segundo filhote de socó-boi (Tigrisoma lineatum) foi encontrado na mesma residência onde outro havia sido resgatado dias antes, no bairro Cidade de Deus, na zona Norte da capital. No mesmo dia, uma jiboia (Boa constrictor) foi capturada em uma loja de material de construção, no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste.
O novo filhote de socó-boi foi localizado no quintal da casa de Maria Roseane Souza, moradora que já havia solicitado apoio do Ipaam no dia 9 de abril, após encontrar o primeiro animal. Segundo ela, o segundo filhote também foi encontrado entre plantas e cercado por um gato, em situação semelhante à do anterior.
“O importante é que foi salvo e vai voltar para a natureza. A gente já sabia mais ou menos como cuidar. Só que ele já está mais desenvolvido, mais bravo. Levei umas bicadas, mas tudo bem”, comentou a dona de casa, que destacou estar mais preparada desta vez.
O filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Distrito Industrial 1. De acordo com o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, o animal estava em boas condições físicas e demonstrou ser mais ativo que o primeiro.
Segundo o biólogo da Gerência de Fauna (GFAU), Gilson Tavernard, a espécie costuma viver em áreas próximas a igarapés.
“Apesar das características naturais, a região do resgate é totalmente urbanizada, o que favorece encontros com animais domésticos e aumenta os riscos para a fauna silvestre”, explicou.
Cobra
Já no bairro Jorge Teixeira, a equipe do Ipaam foi chamada após funcionários de uma loja de materiais de construção encontrarem uma serpente no depósito. Inicialmente confundida com uma jararaca, a cobra causou alvoroço entre os trabalhadores, que suspenderam as atividades por segurança.
Após avaliação técnica, foi confirmado que se tratava de uma jiboia, espécie não peçonhenta. O animal foi capturado e, posteriormente, solto em uma área de floresta nas proximidades.
A GFAU reforça que está disponível para resgates e denúncias envolvendo animais silvestres. O contato pode ser feito pelo WhatsApp: (92) 98438-7964.