Nesta quinta-feira (14), a Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM) emitiu um alerta sobre uma tentativa de golpe que utiliza o nome da unidade. O acusado, denunciado à polícia, oferece vagas de emprego em troca do pagamento de cursos de capacitação em uma instituição de ensino indicada por ele.
De acordo com a diretora da FHCFM, Roberta Nascimento, o suspeito aborda os profissionais de Enfermagem, no WhatsApp, se identifica como Roberto Mesquita, chefe do setor de recursos humanos e oferece uma vaga de emprego na unidade.
“Ele diz que é do nosso RH e, durante a conversa, pergunta às vítimas se elas possuem alguns cursos específicos, como NR06 e NR35. Caso a resposta seja negativa, ele oferece os cursos presenciais pagos, a serem feitos exclusivamente na escola que ele indica”, relata.
A unidade afirma que tomou conhecimento da tentativa de golpe, após algumas pessoas, abordadas pelo suspeito, procurarem o setor de Pessoal para pedir mais informações sobre a suposta vaga. A direção do hospital acionou o setor Jurídico e registrou um Boletim de Ocorrência, para investigação e identificação do suspeito.
Em nota, o hospital reforçou que as comunicações são feitas somente pelos canais oficiais e orientou a população a entrar em contato com a unidade em caso de recebimento de mensagens ou solicitação suspeitas.