O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (17), o programa Saúde AM Digital, que traz inovações tecnológicas para otimizar o atendimento na rede estadual de saúde. A primeira iniciativa do programa é a implantação de uma assistente virtual, que enviará mensagens via WhatsApp para confirmar, cancelar ou reagendar consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
A ferramenta utiliza inteligência artificial para reduzir o tempo de espera e minimizar as faltas em procedimentos médicos. Atualmente, cerca de 600 mil consultas são marcadas por mês, mas o índice de absenteísmo chega a 60%. Com a assistente virtual, os pacientes receberão notificações automáticas sobre seus agendamentos e poderão confirmar o interesse sem precisar se deslocar até uma unidade de saúde.
Antes da nova ferramenta, os pacientes precisavam comparecer presencialmente para inserir seus pedidos no Sisreg e depois retornar para confirmar a marcação. Agora, ao ter o encaminhamento médico registrado no sistema, o usuário receberá uma mensagem pelo número oficial do Saúde AM Digital (92)3190-1504 informando data, horário e local do atendimento.
Caso precise reagendar, poderá solicitar a alteração até duas vezes pelo WhatsApp. Se desistir do procedimento, o cancelamento também poderá ser feito diretamente pelo aplicativo. No entanto, a ferramenta não permite o envio de fotos, áudios ou vídeos e não faz agendamentos diretos, apenas confirmações e cancelamentos.
Segurança e expansão do programa
Para evitar golpes, o governo alerta que o serviço não solicita dados bancários nem cobra por consultas ou exames. Além disso, os pacientes devem ficar atentos para responder apenas ao número oficial.
Além da assistente virtual, o Saúde AM Digital prevê a ampliação de serviços como telemedicina e telelaudo, que permitirão atendimentos médicos de forma remota, oferecendo mais opções para os pacientes.
Com essa iniciativa, o governo do Amazonas busca tornar o acesso à saúde pública mais rápido e eficiente, utilizando tecnologia para aprimorar o atendimento na rede estadual.