O governador Wilson Lima fez um pedido de empréstimo de valor superior a R$ 980 milhões, em caráter emergencial, à Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na última quarta-feira (22). Segundo Lima, o dinheiro será investido no Pró-Sustentável II, Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental do Estado do Amazonas.
O valor, originalmente US$ 200 milhões, foi solicitado através do International Bank for Reconstruction and Development (IBDR) na modalidade Development Policy Loan - DPL (Empréstimo para Desenvolvimento de Políticas Públicas).
De acordo com o Projeto de Lei, o empréstimo seria utilizado nas áreas da preservação florestal, investimentos em habitação social, saneamento básico e sustentabilidade fiscal sob a coordenação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
O governador também pretende utilizar dispositivos do Plano Estadual de Prevenção e Controle de Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), além de fortalecer a governança dos Fundos Estaduais de Meio Ambiente (Fema) e de Mudanças Climáticas (FEMUCS).A PL já está tramitando e em breve será votada pelos deputados estaduais na Aleam.