Matérias
Política

Gilmar Mendes suspende decisão que destituiu Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Liminar atende parcialmente a ação do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e suspende intervenção que retirou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

Escrito por
Thiago Freire
October 15, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Quase um mês após ser destituído da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) por decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), Ednaldo Rodrigues pode retomar o comando da entidade. Nesta quinta-feira (4), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar suspendendo a decisão do TJRJ que havia retirado Rodrigues do cargo.

A liminar atende, em parte, ao pedido do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que questionou a constitucionalidade da decisão do TJRJ. Além disso, o PCdoB alertou para o "risco iminente de não inscrição da seleção brasileira Sub 23 no torneio pré-olímpico", cujo prazo termina nesta sexta-feira (5).

Gilmar Mendes, relator do caso, destacou a comunicação da Fifa, que não reconheceu como legítimo o interventor indicado pelo TJRJ, José Perdiz, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O ministro ressaltou o risco de a seleção olímpica masculina perder o Pré-olímpico.

Em sua decisão, Gilmar Mendes considerou as manifestações do Procurador-Geral da República (PGR) e da Advocacia Geral da República (AGU), ambos defendendo a suspensão da decisão do TJRJ que destituiu Rodrigues da presidência da CBF. O ministro concluiu que a liminar não representa intervenção estatal na CBF, mas sim a preservação da autonomia da entidade.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas