Foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas estaduais do Amazonas na próxima sexta-feira (27/6), data de abertura do 58º Festival Folclórico de Parintins, que ocorrerá até domingo (29/6). A medida, assinada pelo governador Wilson Lima (UB), atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), que relatou queda na demanda do comércio local devido ao deslocamento em massa da população para a ilha Tupinambarana durante o evento.
De acordo com o decreto, as secretarias envolvidas devem organizar compensações de horas quando necessário. Serviços essenciais e procedimentos de saúde previamente agendados não serão afetados e permanecerão em funcionamento.
Para o presidente da CDL, Ralph Assayag, o ponto facultativo deve contribuir para o comércio local, pois os servidores que permanecem na capital ajudam a movimentar as lojas. “Com o ponto facultativo — que não é feriado — essas pessoas que ficam na capital retornam às lojas, gerando um bom resultado e salvando as vendas do mês de junho”, afirmou.
A CDL estima que cerca de 100 mil pessoas deixam Manaus durante o festival, esvaziando a cidade.