Com o objetivo de garantir a fluidez no tráfego e a segurança viária durante o 58º Festival de Parintins, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) dará início às interdições em pontos estratégicos da cidade a partir das 6h desta quarta-feira (25/6). A ação faz parte de um plano de mobilidade especial voltado ao período das festividades no município, localizado a 369 quilômetros de Manaus.
Segundo o Detran-AM, a operação contará com um efetivo de 62 agentes, entre servidores do órgão e policiais militares, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e a Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT). A meta é minimizar riscos de acidentes e assegurar a circulação de veículos e pedestres durante o evento.
“É importante salientar que as nossas ações contam com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e da Empresa Municipal de Trânsito e Transportes de Parintins (EMTT Parintins), onde juntos buscamos atuar para um trânsito seguro durante todo o Festival de Parintins”, comentou o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes.
Interdições
As interdições ocorrerão nas imediações do Bumbódromo, na avenida Amazonas e nas praças Eduardo Ribeiro e Cristo Redentor (praça da Digital). As ruas Mozart de Freitas, Alberto Mendes, 7 de Setembro e Fausto Bulcão serão fechadas diariamente a partir das 15h, com exceção da quinta-feira (26/6), quando as restrições começam às 6h, devido à Festa dos Visitantes.

Veículos que deixarem a área interditada deverão seguir rotas específicas para reentrada, com acesso permitido apenas pela rua Nações Unidas, no trecho em frente ao Estádio Tupy Cantanhede. Já a rua Barreirinha será bloqueada para a movimentação das alegorias do boi Caprichoso, entre a Simões e a Fausto Bulcão.
Moradores e comerciantes das áreas afetadas devem procurar a EMTT Parintins para se cadastrar e obter o adesivo de trânsito livre, necessário para circulação nas zonas interditadas.