O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), confirmou que ele, o vice-prefeito Renato Júnior (Avante) e o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador David Reis (Avante), irão se afastar das funções durante o período do Carnaval. A informação foi dada pelo próprio prefeito durante a entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta quinta-feira, (27/02).
Na ausência, o vereador Jander Lobato (PSD) assumirá a função de prefeito interino por até três dias. Essa será a primeira vez que Jander assume a gestão do município, o que representa uma oportunidade rara de um membro da Câmara Municipal de exercer o cargo de prefeito da cidade.
“O que a gente espera do Jander é dedicação, já foi vice-líder da nossa base, é o vice-presidente da Câmara. Ele [Jander] vai assinar alguns atos, é óbvio, atos administrativos, para que eles possam colocar no seu currículo e, sem dúvida alguma, vai somar muito para ele”, afirmou o prefeito.
Em 2023, uma situação semelhante ocorreu durante o Carnaval, quando o prefeito David Almeida, o então vice-prefeito Marcos Rotta (PP) e o ex-vereador Caio André (União) se ausentaram das funções.
Com isso, a vereadora Yomara Lins (Podemos), vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), assumiu temporariamente a prefeitura. Este episódio foi histórico, pois representou a primeira vez, e até hoje a única, que uma mulher ocupou a gestão municipal de Manaus.
Apesar do anúncio feito por Almeida, a nomeação oficial para a gestão interina, até o momento, não foi publicada no Diário Oficial do Município.