Matérias
Amazônia

Fauna e Flora

A floresta amazônica conta com um elevado número de espécies (animais e vegetais), é, portanto, rica em biodiversidade

Escrito por
Redação
January 01, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

A flora da Amazônia é bastante diversificada, constituída por árvores, ervas, arbustos, cipós e trepadeiras. A vegetação, de maneira geral, é caracterizada por uma floresta densa e pela presença de árvores de grande porte. Boa parte dessas espécies tem um grande potencial medicinal e econômico, atraindo o mercado farmacêutico.

Biomas
A Amazônia é o maior bioma do território brasileiro — Fonte: IBGE

O Bioma amazônico conta com cerca de 14.003 espécies de plantas. Desse total, cerca de 76% encontra-se no Brasil. Algumas árvores e plantas comuns na Amazônia: Castanheira, Sumaúma, Caucho, Quaruba, Guaraná, Orquídeas, bromélias, Copaíba, Jatobá, Mogno.

Estudos indicam que é possível encontrar na região cerca de 30 milhões de espécies animais, e, apesar disso, a fauna desse bioma não é totalmente conhecida. É composta, especialmente, por aves, roedores, répteis, insetos e anfíbios. Tucanos, araras, papagaios, macacos, onças, jacarés e peixes-boi são símbolos desse bioma. Aproximadamente, 22% das espécies nativas do mundo encontram-se nesse bioma.

Sauim-de-coleira

Entre as espécies exclusivas do bioma amazônico está o Sauim-de-coleira, considerado símbolo e patrimônio de Manaus. Além de Manaus, ele é encontrado em Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no Amazonas. Pequeno, com calda longa, recebeu esse nome devido ao seu padrão de cores bastante característico, com uma pelagem branca que reveste a região da cabeça, pescoço e tórax do animal, que se assemelha a uma coleira.

O sauim-de-coleira, também conhecido por sauim de Manaus é classificado como “ameaçado” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, devido a área de ocorrência restrita.

undefined
É uma espécie nativa da Floresta Amazônica — Fonte: Reprodução / Instituto Sauim de Coleira

Pesquisadores, autoridades e a sociedade civil se uniram, desde 2010, para evitar que o pequeno primata desapareça. Um dos frutos dessa luta foi a criação do Corredor Ecológico do Sauim-de-coleira, que se transformou depois na Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-coleira de Manaus, concretizada em 2018.

De acordo com informações da Prefeitura de Manaus, a APA tem aproximadamente 1.050,37 hectares entre áreas de preservação permanente, áreas verdes e áreas particulares. Os locais incluem o Parque Municipal do Mindu, o Corredor Ecológico Urbano do Igarapé do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Adolpho Ducke.

Fonte (Capa): Reprodução / Instituto Neo Mundo
No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas