Uma denúncia anônima recebida pelo Diário da Capital na terça-feira (22/7) revela uma série de falhas graves no processo de transferência de um paciente idoso, com fratura no fêmur, do município de Parintins, interior do Amazonas, para Manaus, através do programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Entre as falhas pontuadas pela família do paciente estão falta de preparo e negligência no atendimento a pessoas em estado vulnerável. De acordo com o relato, o paciente deu entrada no hospital municipal de Parintins após sofrer um acidente doméstico. Após dias internado, foi encaminhado a Manaus para continuidade do tratamento. No entanto, segundo a denúncia, não houve qualquer orientação prévia à família sobre como seria realizado o transporte nem sobre os cuidados necessários durante o percurso.
Segundo familiares, o paciente foi embarcado sem medicamentos para dor, sem alimentação adequada e sem estrutura compatível com seu estado de saúde. “Na saída do hospital, o acesso venoso foi retirado e não entregaram nenhuma medicação. Também não havia comida, nem para o paciente, nem para os acompanhantes”, relatou um familiar que prefere não se identificar. A viagem teria ocorrido em uma embarcação, descrita como desconfortável, com um camarote pequeno e sem acessibilidade. O banheiro, distante, obrigava os acompanhantes a deixarem o paciente sozinho mesmo em momentos de dor intensa.
Além da precariedade no transporte, a denúncia também aponta problemas já na capital amazonense. Ao chegar ao Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, na zona Centro-Sul de Manaus, não havia clareza sobre os protocolos de atendimento. Segundo o relato, foi informado que o banho no leito, por exemplo, deveria ser feito pelos próprios acompanhantes, sem qualquer suporte da equipe de enfermagem.
“O sofrimento foi imenso. A desinformação mata qualquer um”, disse o familiar, ao relatar o sentimento de abandono diante da ausência de orientações e da falta de estrutura no atendimento. O caso levanta questionamentos sobre o TFD e o cumprimento dos direitos básicos de pacientes transferidos entre municípios.
Questionados pelo Diário da Capital, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), informou que é de responsabilidade da gestão municipal do local de origem garantir o transporte dos pacientes que necessitam do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
“A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) informa que, nos casos em que o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) ocorre entre municípios dentro do Estado, o transporte do paciente é de responsabilidade da gestão municipal do local de origem”, disse em nota.
Diante disso, o Diário da Capital procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Parintins para obter mais informações sobre como a gestão local atua para cumprir esses protocolos e garantir o transporte e o cuidado dos pacientes que precisam do TFD. Até o fechamento da reportagem não recebemos retorno. O espaço segue aberto para manifestações.
