Matérias
Política

Ex-funcionário da Aleam fez disparos de deepfake contra David Almeida

Saiba quem são os supostos autores do áudio com voz de David Almeida

Escrito por
Rhyvia Araujo
February 09, 2024
Leia em
X
min
Compartilhe essa matéria

Um dos noves envolvidos no caso de deepfake (áudio falso feito por inteligência artificial) contra o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), já fez parte do quadro de funcionários da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo a Polícia Federal (PF), o ex-assessor da Casa Legislativa participou diretamente do esquema de compartilhamento do áudio que xingava professores da rede municipal de Manaus. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (9).

De acordo com o delegado Rafael Grummt, após a Operação Nirmata ter sido deflagrada nesta sexta-feira (9), a partir de agora, o homem, que não teve a identidade revelada, será investigado para detectar se ele teve algum envolvimento com os reais autores do áudio. Ainda não se sabe se ele conhece os mandantes ou se fez parte da criação com intuito de prejudicar a imagem de David Almeida.

Leia Também

“Também há um cumprimento contra duas pessoas que compartilharam o áudio, pra gente conseguir verificar se essas pessoas que compartilharam também fazem parte da da da estrutura de criação ou se eles apenas compartilharam aí com vistas a prejudicar a imagem do prefeito de Manaus”, disse Grummt. Ao ser questionado se um deles era funcionário da Aleam, o delegado disse brevemente que “sim”. 

O áudio, segundo ele, foi criado dentro de uma agência de publicidade por um designer. O designer, os dois compartilhadores do áudio e os sócios das três empresas foram intimados a depor na Polícia Federal.

No items found.
Matérias relacionadas
Matérias relacionadas