Após o período do Carnaval na Floresta 2025, documentos perdidos durante os desfiles no Sambódromo e no Carnaboi, estarão disponíveis em um ponto exclusivo disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A retirada poderá ser feita no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Parque Dez, situado na avenida Tancredo Neves, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Como no ano passado, a Sejusc fará a coleta de todos os documentos esquecidos em eventos no período carnavalesco. Durante as festividades os itens poderão ser entregues a qualquer servidor da Secretaria, conforme informou a titular da pasta Jussara Pedrosa. “Os documentos estarão à disposição no posto da Sejusc no PAC Parque 10 para quem precisar localizá-los”, explicou.
Além do Sambódromo, a Sejusc estará presente em outros blocos e bandas de Carnaval, com uma equipe de 20 servidores, incluindo assistentes sociais, psicólogos e técnicos especializados. Eles realizarão abordagens informativas e ações sociais, garantindo apoio à sociedade civil e aos brincantes.
As equipes da Sejusc também estarão preparadas para intervir em casos de violência contra públicos vulneráveis, trabalhando em conjunto com as forças de segurança. Para denúncias de violência e assédio contra mulheres, os números 180, 190 e 181 estarão à disposição. O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) funcionará 24 horas durante todo o período carnavalesco.
Denúncias de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes ou trabalho infantil podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos, através do telefone 100.
Com essas ações, o Governo do Amazonas reafirma seu compromisso com a cidadania e a proteção dos foliões durante o Carnaval 2025.