A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas, realizaram na quinta-feira (12), o retorno de uma criança de dois anos para o convívio familiar no estado de Minas Gerais. Segundo a Sejusc, o caso foi registrado há cerca de um mês, quando a mãe da menor procurou ajuda.
De acordo com Kanthya Miranda, defensora pública que acompanhou a ação, a criança teria sido retirada abruptamente e ilegalmente da mãe, em Manaus, por um homem, sem autorização judicial.
“Recebemos essa demanda da Defensoria Pública de Minas Gerais para que fosse cumprida uma carta precatória, que foi uma decisão do juiz daquele Estado para fazer a busca e apreensão, ou seja, a recaptura da criança e recondução ao seio materno”, explicou.

O poder judiciário acionou a Sejusc para acompanhar o processo de acolhimento da criança, em parceria com Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica). De acordo com o psicólogo, Eduardo Machado, foi disponibilizado atendimento para avaliar e verificar as condições da criança, para que depois fosse feito o retorno à família.
“Conseguiram encontrar a criança e a trouxeram ao Saica (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Nós fizemos esse primeiro acolhimento, essa entrevista, para que nós pudéssemos nos familiarizar com o caso e conhecer a criança”, afirmou Machado.
De acordo com a secretária executiva de Direitos da Criança e Adolescente, Rosalina Lôbo, a Sejusc está atuando para a proteção da criança e adolescentes na capital, promovendo assistência e acompanhamento em casos como esses e outros.
“A Sejusc, como parte da rede proteção de crianças e adolescentes, está atuando para promover esse reencontro familiar e fazer esse apoio do traslado, com a equipe técnica, um psicólogo, que vai acompanhar a criança desde o abrigo até o reencontro com a família”, destacou.
