O coronel da Polícia Militar, Marcus Vinícius Oliveira de Almeida, assumiu a Secretaria de Segurança-Pública do Amazonas (SSP-AM) após a exoneração de Carlos Alberto Mansur. A mudança no comando da pasta ocorreu após Mansur ser um dos alvos da Operação Comboio, que investiga possíveis irregularidades, extorsão e corrupção na alta cúpula da secretaria.
O coronel Klinger Paiva, que estava à frente do Comando de Policiamento Especializado (CPE), assume o comando geral da Polícia Militar.
Antes de sua nomeação como secretário, o coronel Vinícius Almeida atuava como comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas. Ele é natural de Atalaia do Norte, no Amazonas, e possui uma trajetória sólida dentro da área de segurança pública. Almeida é bacharel em Ciências de Defesa Social e Cidadania, com especializações em Inteligência de Estado e de Segurança Pública. Além disso, possui experiência em diversos cargos relevantes na Polícia Militar, como a Diretoria de Tecnologia e Comunicação e a gestão de projetos.
A Operação Comboio foi deflagrada simultaneamente em municípios do Amazonas e em São Paulo. O Ministério Público está investigando possíveis irregularidades na Secretaria de Segurança Pública. Carlos Alberto Mansur, ex-secretário, e outras cinco pessoas foram alvos dessa operação, que incluiu buscas nas dependências da SSP e nas residências de servidores e membros da alta cúpula da pasta.