A Chapa 19 “União, Ética e Ação: Juntos Podemos +”, formada pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor André Zogahib, e pela vice-reitora, professora Katia Couceiro, foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (29/10), em evento realizado no Salão Ephigênio Festas, em Manaus. A cerimônia marcou o início da campanha da dupla, que concorre à reeleição para o triênio 2026–2029.

O lançamento contou com a presença de membros da comunidade acadêmica, docentes, técnicos e estudantes. Durante o evento, os candidatos apresentaram o plano de gestão com as principais propostas e compromissos para a próxima administração, voltados a áreas como ensino, pesquisa, extensão, inovação e infraestrutura.
Em entrevista ao Diário da Capital, o reitor destacou o cumprimento de grande parte das metas estabelecidas na atual gestão, que compreende o período de 2022 a 2025. “Cumprimos mais de 90% do nosso plano de trabalho e queremos seguir avançando”, disse.

A vice-reitora Katia Couceiro reforçou o compromisso da chapa com o fortalecimento da estrutura acadêmica e científica da universidade. “Nossa principal proposta hoje é consolidar essa ampliação dos investimentos que nós estamos fazendo em infraestrutura, para que a gente possa desenvolver cursos de graduação, criar novos cursos de pós-graduação e, a partir daí, desenvolver ciência de uma forma ainda mais profunda, com mais impacto”, afirmou.
A homologação da Chapa 19 pela Comissão Eleitoral Geral ocorreu no último dia 13 de outubro.
