Entre os dias 28 a 30 de julho, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou as fiscalizações em vários pontos estratégicos na capital amazonense. Segundo o órgão, mais de 600 veículos foram abordados e cerca de 30 condutores autuados, por estarem sob o efeito de álcool ou por terem se recusado a realizar o teste do etilômetro.
A iniciativa da operação teve como foco a “Lei Seca” para evitar possíveis acidentes, além de reforçar a segurança viária. O diretor-presidente do Detran Amazonas, Rodrigo de Sá, explicou ainda que a operação busca coibir as práticas no trânsito que possam gerar perigo a vida do próprio condutor e dos demais usuários da via.
“Nosso objetivo é reduzir os números de infrações e, consequentemente, os de acidentes também, para que tanto o motorista, quanto o pedestre tenha sua vida preservada”, disse Rodrigo.
O coordenador da fiscalização de trânsito do Detran-AM, Arthur Cruz complementou afirmando que o intuito da ação é inibir a combinação de álcool e direção. “Estamos empenhados para intensificar a Operação Lei Seca em diversas zonas da capital. Nossa intenção é reduzir o número de condutores dirigindo sob o efeito de álcool”, ressaltou Arthur.
Lei Seca
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores sob efeito de bebida alcoólica passam a dirigir “com sua capacidade psicomotora alterada, pondo em risco a vida, integridade e meio ambiente”. A penalidade de multa é avaliada no valor de R$ 2. 934,70 e ocorre a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.